quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

9/02/2017  Blog eusouumpoucodecadalivroqueli


Resenha | O resgate de Maria Metálica, de Lorena Rocque


Sinopse:
Maria Quitéria, uma bruxa do bem, foi enviada ao submundo para resgatar uma prisioneira muito especial e poderosa, Maria Metálica. Ela se encontrava no castelo de um mago negro há muitos anos, e era chegada a hora de sua libertação. O leitor fará uma viagem às profundezas da Terra, onde conhecerá as artimanhas do mal e os desafios vividos pelas personagens nas diversas cidades do submundo. Também verá como agem as forças do bem.
O livro de nossa querida parceira Lorena Rocque, trata de uma aventura na qual embarca nossa protagonista, uma bruxa simpática, a Maria Quitéria. Ela, juntamente com outras seis companheiras, tomam suas vassouras e partem para o Submundo a fim de salvar uma garota marciana: Maria Metálica.
 "-Essa criança tem uma missão a cumprir e precisará conhecer as profundezas do subterrâneo do planeta Terra. Porém, sobreviverá a tudo e a todos porque jamais ficará desamparada." p. 75
Maria Quitéria vive no Vale Azul, na Inglaterra. Seu lugar é um espaço encantador e mágico, mas ao receber o chamado pra salvar a menina marciana, ela deixa esse lugar lindo para se embrenhar em um ambiente obscuro e horrendo. A viagem ao Submundo não é nada agradável, as sete bruxas vão ter que enfrentar muitos perigos, incluindo a Lucius, um mago malvado e o manda chuva do pedaço nas profundezas da Terra. Além disso, a pobre Maria Quitéria tem que lidar com Petrus, um bruxo mau e ardiloso e a terrível bruxa mor Ékasi, a formadora de bruxas de magia negra. Mas, apesar de tudo isso, Maria Quitéria segue firme na sua missão, acompanhada por suas amigas. Nossa protagonista é sábia e seu coração emana bondade, e isso é uma arma poderosa contra o mal.
Acompanhando nossa heroína nessa aventura, conhecemos, pelos olhos de um narrador em 3ª pessoa, o Submundo e suas cidades. Na verdade, os habitantes desses lugares podem estar ali de forma espiritual (e/ou física), os corpos materiais podem não estar realmente, podem estar presos através dos vícios e da maldade que cravam as garras em suas mentes. (Pelo menos pude interpretar dessa maneira, até porque o que nos é apresentado é um ambiente onde impera a magia, e a magia se manifesta em um mundo que nossos olhos físicos não conseguem captar.) São pessoas que, conforme seus pecados, sua superestima, visitam as mais diversas cidades do Submundo: Cidade do Fogo, Cidade dos Ventos, Cidade Macabra, Cidade do Alvoroço, Cidade do Cimento, Cidade Vermelha, Cidade dos Devaneios, e assim afundam cada vez mais, porém, se pedem ajuda, são resgatados por uma equipe do bem que cumpre uma função missionária de salvar aqueles que se perderam nas garras de Lucius.
"Acredite sempre nas forças do bem e vá em frente." p. 33
Cada uma dessas cidades recebem características específicas que correspondem à sua denominação. A Cidade do Fogo é um local avermelhado e quente, a Cidade dos Ventos é um local inconstante, a Cidade Macabra tem como cenário um estado mórbido,  a Cidade do Alvoroço, uma euforia comercial, a Cidade do Cimento, um conformismo com o estado no qual a pessoa se encontra, a Cidade Vermelha, um glamour das falsas promessas e a Cidade dos Devaneios, uma confusão tanto da própria cidade, que está em todas as partes, não é uma construção fixa e unida, como das pessoas, que se deixam levar pela ilusão. Essa construção das cidades foi uma das coisas que mais gostei no livro, Lorena soube colocar bem cada uma delas atribuindo uma descrição de modo que o leitor pudesse ter uma interpretação ampla.

O que não gostei muito foi  que tive a sensação de que as coisas passaram de forma muito rápida, me deixando com o gostinho de "quero mais". Mas quanto ao resto, gostei bastante do livro e da escrita da Lorena. Achei muito engraçada a descrição da Ékasi, hahaha. Enfim, o livro oferece uma leitura rápida e leve e é bem construído, em nenhum momento, apesar de tudo acontecer muito rápido, o leitor fica perdido. Dá para entender todas as informações dadas. Esse foi o primeiro livro de uma trilogia. Em breve começarei a ler o segundo e lhes trarei a resenha. Enfim, vale a pena ler o livro!
Classificação:
Editora: Chiado
Autora: Lorena Rocque
Ano: 2014
Páginas: 154
Onde comprar o livro: AQUI
Aproveito e deixo pra vocês o link do segundo volume que parece ser igualmente maravilhoso, é só clicar AQUI.
Natural do estado de São Paulo, mora atualmente no Rio de Janeiro. Atua como Radiestesista e Cromoterapeuta desde 1999.
Conheçam mais das obras e da autora acessando suas redes sociais:
É isso, meu povo, até a próxima, se Deus quiser! 💗

Nenhum comentário:

Postar um comentário